top of page

Afinação e Notas

Standard Tuning:

É a afinação normal de uma guitarra, ou seja, a mais usada, pelo facto de facilitar o posicionamento da mão para tocar os acordes das tonalidades mais comuns, ficando as duas cordas extremas à distância de duas oitavas.

Para facilitar o entendimento, vamos considerar que não somos esquerdinos, logo, nas abordagens mais comuns de tocar guitarra, os dedos da mão esquerda (fretting hand) irão pisar as cordas, e os da mão direita (picking hand) irão, com ou sem a ajuda de uma palheta, tocar as cordas para obter som.

Assim, se observarmos o fretboard de uma guitarra, devemos obter a seguinte afinação para as cordas soltas:

Notas Cordas Soltas cut.jpg

A convencão para a ordem das cordas é a seguinte:
A corda mais fina (Mi agudo ou High E) é a 1ª e a corda mais espessa é a 6ª (Mi grave ou Low E).

Para afinar uma guitarra em Standard Tuning podemos usar um dos diferentes métodos:
- Diapasão (implica afinar de ouvido)
- Afinar por outro instrumento, por exemplo piano (implica afinar de ouvido)
-
Afinador eletrónico de prender no Headstock
- Afinador eletrónico com captação por microfone
- Afinador eletrónico ligado por cabo à saída da guitarra (só para guitarras eletrificadas)

Para tocar as notas correspondentes às teclas brancas do piano, ou seja, as notas naturais, temos que tocar as cordas soltas ou pisar cada corda junto de um trasto (e tocar na corda com a mão direita) nas seguintes localizações:









A partir do 12º trasto, tudo se repete.

As notas correspondentes às teclas pretas do piano (sustenido ou bemol) estão situadas entre as notas assinaladas na figura anterior.
O "mapa" completo das notas até ao 12º trasto é o seguinte:










Decorre daqui que, na guitarra, a escala cromática de 12 notas corresponde a tocar na mesma corda as notas seguidas em 12 trastos consecutivos, sendo óbvio que o intervalo entre dois trastos seguidos é sempre de meio tom.

A memorização das notas do fretboard é um processo demorado, que pode ser desenvolvido por fases, conforme a necessidade. Por exemplo, pode-se começar por tentar memorizar apenas as notas das duas cordas mais graves até ao sétimo trasto, pois essas notas vão ser a base (tónica) para uma grande quantidade e diversidade de acordes e, por isso mesmo, será intuitivo e útil decorá-las.
Para treinar a memória visual da localização das notas no fretboard, sugere-se, por exemplo, estas Apps:
Guitar Notes Fretboard Trainer
FaChords Fretboard Trainer

A afinação Standard Tuning é apenas uma das muitas possibilidades de afinar uma guitarra.
Existem outras afinações que se tornam mais apropriadas para tocar acordes/tonalidades mais específicos, pois esses acordes irão ter uma sonoridade particular e cativante. No entanto, essas afinações não são usadas para a maior parte das músicas porque são menos abrangentes em termos da possibilidade de tocar um grande leque de acordes.
Essas afinações alternativas são exploradas mais adiante.

bottom of page