top of page

Vocabulário

Tendo em conta que a guitarra é um instrumento muito abrangente em termos de estilos musicais e tem sido usada pelos músicos/bandas mais bem sucedidos do planeta, na sua maioria oriundos de países de expressão inglesa, e dado que o inglês é a língua internacional, será usada neste site, de forma recorrente, terminologia em Inglês, bem como ligações a outros sites, também em Inglês, que apresentam tópicos ou lições de forma bastante clara e organizada. Pretende-se, deste modo, facilitar a comunicação e abrir portas para o acesso à grande quantidade de informação e ensino de qualidade que existe na Internet.

Começamos, então, com a apresentação das Partes da Guitarra.

E, agora, um conjunto de glossários que ajudam a dominar a linguagem da Guitarra:

Glossário das Partes da Guitarra

Glossário dos Acessórios da Guitarra

Glossário da Técnica de Tocar Guitarra

Também é essencial dominar a linguagem básica das notas musicais.

Notação musical Silábica vs. Alfabética:

Os nomes das 7 notas da Escala de DO Maior, bem conhecidos pela generalidade das pessoas, serão neste site oportunamente substituídos pelas 7 primeiras letras do alfabeto, segundo a notação usada internacionalmente, que facilita a escrita e a comunicação entre os músicos, e que em português designamos por CIFRA.

No sistema musical do mundo ocidental, há um total de 12 notas que, se forem tocadas por ordem, produzem a Escala Cromática, existindo sempre um intervalo de meio tom entre cada nota e a seguinte. Desta escala fazem parte as 7 notas da escala de DO Maior. As 5 notas restantes são notas intermédias destas. Podemos compreender melhor isto se observarmos o teclado de um Piano:

As teclas brancas do piano correspondem às Notas Naturais, que constituem a escala de DO Maior.

Entre a tecla da nota “DO” e a da nota “RE” existe uma tecla preta, que está meio tom acima do “DO” e meio tom abaixo do “RE”, e pode ser designada por “DO Sustenido” (C#) ou “RE Bemol” (Db).

Entre a tecla da nota “RE” e a da nota “MI” existe uma tecla preta, que está meio tom acima do “RE” e meio tom abaixo do “MI”, e pode ser designada por “RE Sustenido” (D#) ou “MI Bemol” (Eb).

Entre a tecla da nota “MI” e a da nota “FA” não há tecla preta, o que significa que o intervalo entre “RE” e “MI” é de meio tom.

A mesma lógica se aplica às restantes teclas.

Para simplificar esta primeira abordagem, vamos optar pela designação “Sustenido”.

Então, as 12 notas do teclado enunciadas por ordem serão:

C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B

A seguir à nota B vai tornar a aparecer o C, e tudo se repete, simplesmente em sons mais agudos.

O passo seguinte é perceber onde estão estas Notas na Guitarra.

bottom of page